top of page

11 - Apuração do desempenho das equipes

1.           A apuração será eletrônica. A coleta das informações das equipes poderá ser realizada por equipamentos de GPS, por leitores de cartão RFID e por coletores de dados para os PC’s Virtuais.

2.           A ORGANIZAÇÃO fornecerá o relógio oficial do evento, que será a base de todas as atividades do Brasileirão de Trekking 2025, devendo estar disponível às equipes, no máximo, trinta minutos antes da largada da 1ª equipe em cada etapa.

 

POSTOS DE CONTROLE – PC’s

3.           Os PC’s serão plotados no percurso durante a sua conferência, para a verificação do desempenho das equipes nas etapas do Brasileirão de Trekking 2025, em locais de conhecimento exclusivamente da ORGANIZAÇÃO e das pessoas autorizadas do staff, podendo estar ou não nas referências da planilha e/ou em ordem numérica.

4.           Os PC’s poderão ser de tempo, roteiro, virtual, móvel ou “de erro” (“de punição”), inexistente ou “de informação”:

     Tempo: Registra a hora, minuto e segundo em que a equipe passa em um ponto determinado do percurso;

     Roteiro: Registra se a equipe está no percurso determinado pela ORGANIZAÇÃO;

     Virtual: Registra a distância que a equipe mediu em um intervalo determinado pela ORGANIZAÇÃO. Seu início e fim podem ou não estar dentro do mesmo trecho ;

     Móvel: Poderá, aleatoriamente (sem obrigação de fiscalizar todas as equipes), registrar o número de integrantes de qualquer equipe, o tempo de passagem entre os integrantes da equipe, verificar o uso de equipamentos obrigatórios, conferir a utilização de equipamentos proibidos, etc, podendo surpreender as equipes em qualquer ponto do percurso, por mais de uma vez.

     “De erro” ou “de punição”: Colocado fora do percurso, penaliza a equipe que por ele for anotada ou anotar sua passagem, de acordo com o item 4 do Capítulo 12;

     Fake ou Inexistente: PC que não existe no sistema de apuração. Pegá-lo ou não não interfere no resultado da prova.... Pegadinha!!!

     “De informação”: Placas com informações adicionais para as equipes (inserir trechos, alterar velocidades, acrescentar ou subtrair tempos ou metragens, etc.), situações que fazem parte integrante do cálculo da prova das equipes, podendo ser ou não “de erro”.

5.            O PC “Virtual” poderá ser solicitado a qualquer momento, e é responsabilidade EXCLUSIVA da equipe estar preparada para informá-lo.

6.            O PC “Virtual” poderá ser anotado em um equipamento operado por um integrante do staff (é responsabilidade EXCLUSIVA da equipe conferir a anotação) ou poderá ser solicitado por escrito à equipe. Não serão aceitos recursos sobre este item.

6.1.         No PC “Virtual” que solicitar à equipe a entrega da papeleta anotada com o número, nome e distância(s) do(s) virtual(is), ATENÇÃO!! TODA A EQUIPE DEVERÁ AGUARDAR A ENTREGA DA PAPELETA AO STAFF PARA  PODER CONTINUAR A NAVEGAÇÃO na prova.  A equipe que infringir essa regra será penalizada com a perda de 200 (duzentos) pontos. Não serão aceitos recursos sobre este item.

7.            O PC “Móvel” será um integrante do staff, responsável pelas anotações.

8.            Os integrantes do staff poderão aplicar penalidades e serão orientados para não responder a qualquer tipo de indagação dos participantes.

9.            A equipe que solicitar orientação aos integrantes do staff assumirá o risco da imprecisão das informações, não podendo interpor recurso sobre o assunto questionado.

10.          Os equipamentos de GPS verificam a latitude, longitude, velocidade instantânea e horário da equipe. A ORGANIZAÇÃO determinará no levantamento da prova os locais (latitude e longitude) e o raio (metros) de ação para a apuração. Será considerado tempo de passagem (hh:mm:ss) da equipe aquele em que a mesma estiver mais próxima àquele determinado pela ORGANIZAÇÃO (desde que entre no raio de apuração) e a pontuação será de acordo com o item 4 do Capítulo 12.

11.          Para cada PC haverá uma “janela” de tempo, considerando o tempo ideal de passagem da Equipe (de 20 a 60 minutos – entre 10 e 30 minutos atrasados ou adiantados). Esta “janela” será determinada pela ORGANIZAÇÃO em função da montagem do percurso, e as equipes que passarem pelos PC’s fora dos limites da “janela” sofrerão a penalidade de PC perdido, de acordo com o item 4 do Capítulo 12.

IMPORTANTE – A verificação se os GPS estão ligados e o seu correto transporte durante a competição é responsabilidade exclusiva da EQUIPE. Estes equipamentos não devem ser manuseados em nenhuma hipótese. Estes equipamentos não devem ser guardados embaixo de reservatórios de água. Estes equipamentos não devem ser molhados ou lavados, muito menos colocados em contato com barro ou terra. Caso os equipamentos não coletem os dados da equipe durante a prova, parcial ou integralmente, a mesma não terá informação sobre sua passagem, recebendo a penalização de PC perdido nos pontos de falha de captação, não cabendo recurso ou reparação de qualquer espécie.

12.          Caso aconteça pane em algum equipamento de GPS e não seja possível a utilização de seus dados para a apuração de alguma etapa a ORGANIZAÇÃO decidirá sobre a melhor forma de classificação, sem direito à recursos ou contestações.

13.          A critério da ORGANIZAÇÃO, por eventuais necessidades técnicas ou físicas, um PC de tempo ou virtual poderá ser convertido em PC de roteiro, sendo penalizadas as equipes que por ele não tenham passado.

14.          É critério exclusivo da ORGANIZAÇÃO o descarte de PC’s, não cabendo recurso ou qualquer tipo de contestação sobre o assunto.

bottom of page