1. As equipes, em cada etapa, largarão com 0 (zero) pontos perdidos e, em virtude de seu desempenho nos PC’s ou por cometer penalidades, perderão pontos.
2. Ao fim de cada etapa a equipe entregará à ORGANIZAÇÃO os GPS que utilizou, para a emissão de sua ficha de performance. As equipes serão classificadas pela ordem crescente de pontos perdidos, sendo declarada vencedora aquela que somar o menor número de pontos perdidos.
3. Os critérios para apuração dos pontos perdidos pelas equipes são os seguintes:
NOS PC’S
4. PC de tempo - para cada segundo atrasado = 1 (um) ponto perdido, sem tolerância.
- para cada segundo adiantado = 1 (um) ponto perdido, sem tolerância.
- acima de 3' e 20" atrasados = 200 (duzentos) pontos perdidos (valor fixo).
- acima de 3' e 20" adiantados = 200 (duzentos) pontos perdidos (valor fixo).
- se a equipe passou em tempo fora dos limites da “janela” = 200 (duzentos) pontos perdidos (valor fixo).
- se a equipe não passou por ele = 200 (duzentos) pontos perdidos (valor fixo).
PC virtual - para cada metro registrado a mais ou a menos da distância correta = 1 (um) ponto perdido (limitado a 200 pontos perdidos).
- se a equipe não passou por ele = 200 (duzentos) pontos perdidos (valor fixo).
- se a equipe não aguardou a entrega da papeleta dos virtuais ao staff para continuar na prova = 200 (duzentos) pontos perdidos (valor fixo).
PC de roteiro - se a equipe passou por ele = 0 (zero) pontos perdidos.
- se a equipe não passou por ele = 200 (duzentos) pontos perdidos (valor fixo).
PC inexistente - É uma pegadinha da organização, que não gera punição nem está no sistema, utilizado para testar a confiança na navegação da equipe.
PC móvel - poderá aplicar as penalidades previstas a seguir.
PC “de erro” ou “punição” - se a equipe anotar ou ter sua passagem anotada por ele = valor variável, a ser definido pelo Montador da Etapa.
PENALIDADES
5. As penalidades poderão ser aplicadas por qualquer PC operado por pessoa do staff, pelos resgates, pelo diretor de trilha ou pela ORGANIZAÇÃO.
6. As penalidades não são lançadas nos equipamentos de coleta de dados nem no GPS da equipe. O aplicador da penalidade comunicará o APURADOR e a ORGANIZAÇÃO, o que poderá ocorrer após a divulgação do resultado da etapa. Somente neste caso o resultado de uma etapa poderá ser alterado, com ampla divulgação da penalidade aplicada.
7. Os pontos perdidos para cada penalidade são:
- 200 (duzentos) pontos perdidos = passar pelo PC com nº de integrantes acima do declarado na inscrição.
- 200 (duzentos) pontos perdidos = solicitar alteração no horário de largada estabelecido pela ORGANIZAÇÃO.
- 200 (duzentos) pontos perdidos = andar com intervalo superior a 10 (dez) segundos entre o primeiro integrante da equipe e o integrante que estiver portando os GPSs da equipe..
- 200 (duzentos) pontos perdidos = não utilizar equipamentos de uso obrigatório.
- 200 (duzentos) pontos perdidos = tumultuar o trabalho do PC.
- 200 (duzentos) pontos perdidos = não respeitar a fila do PC.
- 200 (duzentos) pontos perdidos = não fechar porteiras, quando determinado na planilha.
- 600 (seiscentos) pontos perdidos = não participar da Ação Social do Brasileirão de Trekking 2025, até a realização da 3ª etapa. Esta penalidade será aplicada na 7ª classificação.
8. Se, por qualquer motivo, um integrante da equipe necessitar abandonar a prova, a mesma deverá avisar à um integrante do staff. A equipe não poderá prosseguir na prova sem esse procedimento.
OBSERVAÇÃO: As equipes que não cumprirem o disposto no item anterior, bem como aquelas que cometerem atitudes antidesportivas em relação a outras ou entre seus próprios membros ficarão sujeitas ao LIVRE e SOBERANO julgamento pela organização, podendo receber advertência, penalidades, ambas e/ou desclassificação. Não caberá recurso sobre esta decisão.
EMPATES
9. Nos casos de empate nas etapas, os critérios de desempate serão os seguintes:
1º - será declarada vencedora a equipe que tiver o maior número de 0 (zero) pontos perdidos nos PC’s durante a etapa. Caso persista o empate, a que tiver o maior número de 1 (um) ponto perdido nos PC’s durante a etapa, a que tiver o maior número de 2 (dois) pontos perdidos nos PC’s durante a etapa e assim sucessivamente (não serão considerados os segundos, somente os pontos perdidos).
2º - caso mantenha-se o empate após a verificação de todos os PC’s, será declarada vencedora a equipe que largou primeiro.
10. Nos casos de empate na classificação final do Brasileirão de Trekking 2023, os critérios de desempate serão os seguintes:
1º - será declarada vencedora a equipe que tiver o maior número de vitórias durante o campeonato. Caso persista o empate, a que tiver o maior número de segundos lugares, a que tiver o maior número de terceiros lugares e assim sucessivamente.
2º - caso mantenha-se o empate após a verificação de todas as etapas do Brasileirão de Trekking 2023, será declarada vencedora a equipe obteve melhor colocação na 4ª classificação (considerando os pontos perdidos acumulados nas três primeiras etapas).
PERFORMANCE DAS EQUIPES
11. Ao fim da etapa, após a entrega dos GPS à ORGANIZAÇÃO, este será levado ao APURADOR, que emitirá a ficha de performance da equipe.
12. As fichas de performance serão entregues pela ORGANIZAÇÃO às equipes, a seu exclusivo critério, à medida em que as equipes forem chegando, em lotes ou até, no máximo, trinta minutos após a chegada a última equipe.
13. Apenas durante os vinte minutos que sucederem a entrega da ficha de performance à equipe, a ORGANIZAÇÃO receberá reclamações e recursos sobre a mesma. Este prazo é improrrogável.
14. Decorridos os vinte minutos não serão aceitos pela ORGANIZAÇÃO nenhuma reclamação ou recurso, em nenhuma hipótese, sem direito a nenhuma reparação às equipes que não se utilizarem do período reservado a tais solicitações.
15. A entrega da ficha de performance faz parte da prova. Sendo assim, a equipe que não a retirar quando chamada pela ORGANIZAÇÃO não terá direito a reclamações ou recursos. É responsabilidade exclusiva da equipe acompanhar as atividades da ORGANIZAÇÃO para ter informações sobre o momento da entrega da ficha de performance.
RECURSOS
16. Qualquer equipe inscrita que se julgar prejudicada terá o direito de apresentar recursos, desde que interpostos por escrito, dentro do período previsto, acompanhados de cheque caução no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) para cada recurso, nominal à entidade beneficiária da Ação Social e entregue em mãos ao responsável pela ORGANIZAÇÃO.
17. Não serão aceitos recursos sobre a operação dos PC’s pelas equipes.
18. Não será aceito recurso de uma equipe contra outra, apenas contra a ORGANIZAÇÃO.
19. Enquanto os recursos não forem julgados não haverá entrega de prêmios nem oficialização do resultado.
20. A ORGANIZAÇÃO convocará o diretor de trilha e, a seu exclusivo critério, representantes de entidades do esporte ali presentes, para deliberação sobre o recurso interposto.
21. No caso de procedência do recurso a alteração solicitada será efetivada e o cheque caução devolvido à equipe.
22. No caso de improcedência do recurso será mantida a situação questionada e o cheque caução será entregue à entidade beneficiária da Ação Social.
23. A decisão sobre o recurso será divulgada pela ORGANIZAÇÃO a todos que estiverem presentes e dela não caberá recurso ou reparação de qualquer natureza.ze
RESULTADO OFICIAL DA ETAPA
24. Transcorrido o prazo de vinte minutos após a entrega das fichas de performance sem a interposição de recursos ou, imediatamente após a divulgação da decisão sobre aqueles interpostos, a ORGANIZAÇÃO divulgará o resultado oficial da etapa, que será a ordem de largada da etapa seguinte.
25. Este resultado não será passível de recursos nem alterações.
26. Em hipótese alguma, serão aceitos recursos após a divulgação dos resultados oficiais.
27. Após a divulgação de cada resultado oficial será realizada a classificação de cada etapa, com a atribuição de pontos de acordo com o capítulo 1 deste regulamento.