1. Até o dia 18/06/25 (quarta-feira) as planilhas das etapas serão divulgadas no site do Brasileirão de Trekking, para que cada equipe imprima a quantidade que desejar.
2. É responsabilidade EXCLUSIVA das equipes a impressão das planilhas para participar de cada etapa, não cabendo qualquer compensação pelo seu esquecimento, perda, problemas ou falhas de impressão, etc. NÃO SERÃO FORNECIDAS PLANILHAS IMPRESSAS PELA ORGANIZAÇÃO. Não serão aceitos recursos sobre este tópico.
3. A planilha terá 3 colunas: A primeira, com a distância em metros; a segunda, com o desenho da referência (padrão tulipa) ou indicação de bússola, referente à direção a ser seguida; e a terceira, com informações complementares (alertas de perigo, graus de bússola, etc).
4. Cada tipo de trecho será informado por meio de indicação que utiliza horizontalmente as três colunas da planilha.
5. Neutralizados e deslocamentos serão tratados como trechos nas planilhas.
6. Poderá ser divulgado no site do Brasileirão de Trekking 2023 um modelo de planilha a ser utilizada.
7. Poderá haver divisão da equipe durante as provas.
8. Poderá ser apresentada uma versão digital da planilha, para ser baixada e utilizada nos celulares dos participantes. Neste caso a ORGANIZAÇÃO disponibilizará as planilhas no mesmo momento em que divulgar em pdf.
INDICAÇÕES DE DISTÂNCIAS
9. Nas referências em que for informada a distância, essa informação será em metros e de duas maneiras: A de cima fornece a metragem parcial e a de baixo (caso informada) a acumulada no trecho.
10. Um trecho poderá ou não começar da metragem 0 (Zero). Ele poderá iniciar com a seqüência de metragem do(s) trecho(s) anterior(es).
11. Poderá haver TRECHO ABERTO, identificado peloS símboloS “___” ou “???”, e significa que não foi fornecida a distância final do trecho. Neste caso, a equipe deverá valer-se de sua medição de distância para determinar a metragem final do trecho e prosseguir dentro do seu tempo ideal.
12. Sempre que houver um TRECHO ABERTO o trecho seguinte poderá ser um neutralizado para cálculo dos tempos em função da informação de metragem ou poderá ter uma média de velocidade compatível para que sejam feitos os cálculos necessários para a continuação da prova.
INDICAÇÕES DE ROTEIRO
13. Os desenhos das referências utilizarão o padrão Tulipa. O sentido de leitura de cada referência será sempre de baixo para cima. Na simbologia empregada, a “bolinha” indica o local de onde a Equipe vem, a “setinha” indica a direção que a equipe deve seguir, e o “quadradinho” indica o local exato da medição.
14. Os desenhos das referências que simbolizam interseções, desvios, obstáculos, casas, porteiras, cercas, etc., deverão representar com a maior fidelidade possível as situações reais do roteiro.
15. Poderá ser exigida a navegação por meio do uso de bússola, com a indicação do rumo (em graus, na coluna das informações complementares) a ser seguido. Essa navegação poderá apontar a localização de uma referência a ser encontrada (“pela trilha”, “por trás da pedra”) ou uma linha reta a ser seguida, ignorando obstáculos naturais do roteiro (siga a “X” graus).
INDICAÇÕES DE VELOCIDADE
16. A velocidade para realização do trecho será sempre fornecida em M/Min (metros por minuto), mesmo que a unidade de medida não esteja explicitamente representada.
17. Poderá haver velocidades representadas por números fracionados (Ex: 58,5 M/Min).
ALTERAÇÕES DE ROTEIRO / BRIEFING
18. No caso de modificações no roteiro antes do início da prova, as mesmas serão afixadas no quadro de avisos, próximo ao check-in ou à largada. É responsabilidade da equipe verificar o quadro de avisos da etapa antes da largada. Não serão aceitos recursos sobre esse item.
19. Nos trinta minutos que antecedem a largada da primeira equipe, em cada etapa, deverá haver um briefing com informações sobre a etapa, cuidados especiais e comportamentos recomendados para uma boa disputa.
20. É responsabilidade da equipe participar do briefing ou se informar com outras equipes sobre o que foi informado, não cabendo recurso, indenização ou compensação à equipe que não comparecer ao mesmo.
21. Imprevistos no percurso durante a realização da etapa (gado, cachorros, porteira trancada, atoleiros, vespas, queda de barreira, etc.), que dificultem ou impeçam a equipe de passar por determinado ponto, fazem parte da competição, devendo a equipe encontrar meios que a conduzam ao roteiro original, permanecendo os tempos ideais inalterados, não cabendo recursos quanto à estas situações.